sábado, 25 de fevereiro de 2012

1ª SEMANA DA QUARESMA     25 de fevereiro de 2012

«E, quando jejuardes, não mostreis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto para que os outros vejam que eles jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.
Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que o teu jejum não seja conhecido dos homens, mas apenas do teu Pai que está presente no oculto; e o teu Pai, que vê no oculto, há-de recompensar-te.»
Mateus 6,16-18 

Começou na última quarta-feira a Quaresma… Já ouviram falar em outros anos, mas nunca é de mais lembrar o que significa.
Dizem por vozes entre o vento, que é um tempo de esforço, pesado, triste e sombrio, como se das trevas se tratasse. Nada disso! Façamos a representação das palavras de S. Mateus.
É tempo para nos pormos belos, de cabeça perfumada, de cara lavada e alegre. Como para a preparação de uma festa, porque é isso que é a Quaresma – preparação da grande festa: a Páscoa, a passagem da morte para a vida; a Ressureição.
Para a festa precisamos de algumas coisas como: comida, roupa, música e convidados, então nesta quaresma encontra os teus convidados dá de comer ao que passa fome, veste o que tem frio, anima o que está triste e sem vontade de festejar… Já agora faz oração, para que todos estejam preparados e venha à festa.  

"Tu, porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te.”
Mateus 6,6

«Juntos na Arca da Aliança»
Os simbolos da nossa quaresma a "arca" e o "arco" (iris) da Aliança
Genesis:  6; 18 Genesis: 9; 14 

Só falta uma coisa para a nossa festa ser prefeita: Côr. Nada melhor que preencher de côr a
nossa festa, com todas as cores do arco-íris.
Esta semana, olha para o violeta/lilás...Lindo não é? Já pensas-te como apareceu o lílás?
O violeta, aparece como resultado da mistura entre magenta (cor de rosa ligeiramente purpúreo) e azul, e nesta semana vamos associar à frase: “Minha família, Meu tesouro”
Assim como o violeta é a união de duas cores, a família é a união de duas pessoas….Eclesiaste: 4;12
A arca da aliança fez e continua a fazer parte da nossa história da salvação, relembra a presença de Deus, nela continha as leis de amor, o plano para a nossa felicidade.  Nesta nossa arca vamos descobrir que a nossa família é um verdadeiro tesouro, é como um arco iris cheio de côr e de vida  na qual crescemos com a benção de Deus Pai.
Por isso vamor realizar em família a nossa árvore genealógica, e sentirmos como é importante e único esse tesouro do qual fazemos parte!

Sem comentários:

Enviar um comentário