sábado, 18 de fevereiro de 2012


                        2º Encontro com a Irmã Flávia                18 de fevereiro de 2012

Um balão acaba por ser um brinquedo frágil e sensível a movimentos bruscos. Daí que tudo o cuidado é pouco, para o manter intacto.
            Neste encontro, recebemos uma visita muito especial; a Irmã Flávia, que preparou um jogo. Haviam balões de diferentes cores espalhados pela entrada do salão, conforme cada um ia chegando, recebia um balão para prender ao corpo e assim ficaria a pertencer a uma equipa – o objectivo era chegar ao fim, sem  rebentar nenhum balão.
           
            Conta a historia, que Cristóvão Colombo, navegador e explorador genovês, descobriu a Republica Dominicana. Ao chegar abençoaram as Terras em nome do Rei de Espanha, agradeceram a Deus a conquista e hastearam a bandeira.
            Na época os descobrimentos, tinham como objectivo conquistar novas terras, e espalhar a fé. Mas como vimos no vídeo, a evangelização não foi realizada da forma mais correta, visto que eles não se importavam com o derramar sangue, isto é matar os Índios que lá habitavam.
            Enquanto os Índios eram pessoas de outra cor, pobres e maltratadas, os colonizadores eram ricos, cristãos e guerreiros, mas gananciosos. Falavam de Deus assim como escravizavam os índios que acabavam por morrer.
            A evangelização é algo muito bom e positivo daí que encontramos na Bíblia leis que instruem o amor entre os Homens - os MANDAMENTOS.  A certa altura os frades alertaram para o pecado cometido ao escravizar os índios, mas foram julgados por esta atitude. Defenderam-se em oração e estiveram dispostos a defender os mais fracos mesmo que isso lhes custasse a vida, e mantiveram os seus fundamentos baseados no amor de Deus até ao fim.
            Assim como nós defendemos os nossos balões em equipa até ao fim do jogo os frades defenderam os mais incapazes.
            Hoje somos uma sociedade com alguns problemas semelhantes à época descrita, e o Mosteiro Invisível Vocacional, convida-nos a rezar:
 " Sede sempre alegres. Orai sem cessar. Em tudo dai graças. 
Esta é a vontade de Deus a vosso respeito em Jesus Cristo."
                                                                     (cf: 1 Tess 5,16-18)

2 comentários:

  1. Obrigada pela vossa partilha! Foi um gosto!!
    Realmente a Quaresma é o tempo de pensarmos o que fazemos com o nosso balão!? Com o outro??
    Santa Quaresma!!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez muito obrigada pelo seu testemunho de fé!
    Sem dúvida este tempo quaresmal, convida-nos a prepararmo-nos
    para escutar-mos com o coração a Jesus que nos fala.
    Neste caminho até à Pascoa, vamos deixar que Deus nos inunde e transforme...
    Que a paz de Deus esteja consigo***

    ResponderEliminar